sexta-feira, 3 de julho de 2015

A ética dentro do contexto.

"A moral é o valor, a ética o comportamento. "
O valor é sempre um aspecto particular já que é preciso que seja entendido como valor e, o valor norteia o comportamento.  Agimos baseados na interpretação pessoal dos valores portanto, o comportamento do indivíduo é a síntese das suas crenças.
O comportamento tem como objetivo o bem, a segurança e o conforto.  Desta forma há uma tendência natural para que os valores também objetivem o conforto ou seja, em última instância, a moral e seus valores são "convenientes".
As perguntas  que  faço são;
Dentro do contexto atual no Brasil e, levando em consideração que todo brasileiro almeja o conforto e que a moral objetiva o conforto, ha o "enriquecimento ilícito"?

Observo o comportamento das pessoas a minha volta e percebo uma corrida frenética por vantagens.  Ora, se esse é o modelo de comportamento vigente a moral do brasileiro não seria moldada para se adquirir a vantagem a qualquer custo?

A moral e a ética geral brasileira permeia tudo no Brasil e no brasileiro, obviamente;
Não estaria o nosso sistema de ensino contaminado a ponto de criar cidadãos "amorais"?

Não estaríamos num lento e imperceptível processo de "moralização da imoralidade"?

O que é lícito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.