quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Os benefícios do amor

O homem se relaciona com o mundo e o percebe ilusoriamente e, a relação do homem com o mundo é permeada pela incerteza.
A incerteza é geradora da procura e a procura incerta leva à angústia.  Na tentativa de aplacar a dor da angústia o homem busca afirmar-se nos vários aspectos da existência.
Esta força em afirmar-se é a potencialização do ato ao seu ponto mais alto.
Ao se relacionar com o outro o homem se depara com a incerteza do ser já que o outro é o seu espelho, aquele que diz quem o outro é. 
Somos porque nos percebemos mas, somos muito mais e somos melhores porque o outro nos diz quem somos. Na verdade nos socializamos  impelidos pela necessidade de saber quem e o que somos e só conseguimos ter uma tênue idéia disso a partir do outro.  O outro é, portanto, muito valioso no processo do conhecimento de si.
Percebendo o valor do outro como referência para o que somos e como apaziguador de nossas angústias tentamos mante-lo conosco; o amamos.
O amor é o ato de relacionar-se no seu auge, na sua máxima potência.  Amamos porque desejamos o outro perto de nós.  Amamos porque precisamos de um espelho que nos torne belos e nos de algo que se aproxime da certeza de sermos.  Amamos porque esperamos que o outro nos de segurança.  O outro, dentro do processo de extraordinário relacionar-se, ou seja, dentro do processo de amar, torna-se um repositório das nossas últimas esperanças.
Naturalmente ha o medo da perda que, positivamente, potencializa os cuidados ou,  negativamente, destrói o amor.
Quando o medo da perda dói de forma insuportável o homem tende a se afastar do objeto do seu amor.  É o princípio da solidão. 
A solidão pode nascer do medo de amar.
O homem, como ja disse antes,  sofre de "infinitude crônica" ou seja,  o homem está condenado a procurar e nunca encontrar.  Ao encontrar o objeto da sua procura o homem passa a procurar algo que referencie esse objeto dando-lhe qualidades e afirmando a sua finalidade.
O amor é, também, a esperança do fim da procura.
Por trás de todo amor ha uma intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.