terça-feira, 1 de setembro de 2015

Transgressão e redenção - I I

...ou...Escondido é mais gostoso!

É exatamente isso. "Escondido", "proibido", "pecado", "criminoso", etc.  Termos que nos remetem a transgressão, ao burlar a lei, ir contra as tradições, desviar da moral ou, usando um conceito mais simpático à natureza, "voltar às origens".
O homem procura transgredir porque, ao transgredir ele volta a ser um ser natural e deixa, momentaneamente, de sofrer as pressões que a natureza lhe aplica para que ele volte para casa.
Não se pode negar, vivemos em constante transgressão e os jovens são campeões nisso já que estão muito mais próximos do estado natural humano.  Mas fiquem tranquilos.  A cultura os doutrinará em breve como fez com a minha geração e às passadas (faço 51 dia 09 próximo).
Ha mais transgressão na cultura humana do que o "andar correto". Todos cometemos o nosso pecado de cada dia de uma forma ou de outra, queiramos ou não.
Seja em pensamento ou em atos, todos transgredimos, burlamos, nos desviamos das regras que nos privam da real existência.   Desde um doce que comemos escondido, quebrando a dieta (escondido de quem?) até aquele caso extra conjugal, tudo não passa de uma fuga momentânea para a savana.
Música alta, aquele baseado, os drinks, aquela olhada rápida para a moça de pernas bonitas, a propina do guarda de trânsito, os milhões no banco da Suíça, etc, etc, etc.
A transgressão é o pitstop (?) na existência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.