sábado, 5 de setembro de 2015

O amor como espectativa

Já disse mais de uma vez que o amor pertence ao amante.  Ao amado é dado o benefício do usufruto.  Ao menos a princípio esta é a dinâmica.  Alguém oferece o seu amor ao outro e o outro decide se deve usufruir dos benefícios deste amor ou não.
Mas o amor é a isca que usamos para atrair alguém em quem depositamos a nossa espectativa de felicidade.  Prometemos satisfazer os mais absurdos desejos em troca da aceitação do nosso amor.
Na verdade o que desejamos mesmo é que alguém de significado às nossas vidas.  Amar é, deste ponto de vista, "significar a existência do outro" e ser feliz é "perceber algum significado na própria existência".
Amamos aqueles que nos significam,  aqueles que nos atribuem utilidade, aqueles que nos substânciam. Amamos aqueles que dão às nossas vidas um sentido.
A vida humana, apartada dos desígnios da natureza, é pobre em sentido.
Questões como; para que eu sirvo? Qual o meu papel na grande roda da vida? Quem e o quê sou eu? São respondidas pela dependência amorosa e pelo reconhecer da nossa utilidade pelo outro.
O amor dos pais por seus filhos e, de forma mais contundente, o amor dos avós pelos netos ilustram muito bem estas hipóteses.
Já nas relações entre casais o amor como espectativa se faz notar no contentamento ou nos conflitos e separações.  O casal consegue viver harmonicamente quando ambos dão significado a vida do outro e às suas próprias vidas a partir do outro. A felicidade, nesses casos, é atribuída ao reconhecimento e ao valor dado de forma recíproca.
Como já disse,  amar é dar significado a existência do outro e ser feliz é perceber o significado da própria vida a partir do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.