terça-feira, 7 de abril de 2015

O elo perdido -1

Elementos do vocabulário associativo

1- Toda interpretação do mundo feita pelo homem é associativa.
2- A associação procede de elementos referenciais.
3- O homem recebe esses elementos via influências do meio em que foi concebido e vive.
4- O homem usa esses elementos de forma comparativa a fim de interpretar, construir, manter ou reagir a situações com vistas a beneficios próprios ou seja, o homem usa o seu vocabulário associativo para conseguir conforto.
5- O "homem instintivo" usa elementos associativos básicos para manter-se vivo por exemplo,
Uma criança na savana presencia o ataque de um leão a um membro do seu grupo e as reações de medo e fuga do grupo bem como, a morte do membro atacado. Logo ele associa a figura do leão à morte e a dor e esse elemento composto pela imagem do leão fortemente impressa em sua memória pelas fortes emoções da situação vivenciada por ele, à possibilidade da morte e, em nome do instinto de auto preservação,  temerá e fugirá de tudo o que se parecer com um leão.  A figura do leão passa a significar "morte".
6- Já o "homem cultural" ou seja, a instância humana construtora do mundo artificial, utiliza os elementos do vocabulário associativo de forma extensiva para criar elementos "supérfluos" ou "apêndices" à sua existência.
7- Portanto, o homem interpreta e interage com os mundos interno e externo e tenta harmoniza-los usando um vocabulário de elementos associativos que adquiri com experiências e usa este vocabulário de forma comparativa.  Este vocabulário é usado nas instâncias instintivas e artificiais de formas distintas.  Na primeira é efetiva e visa a auto preservação e na segunda é livre e visa o conforto (segurança, reservas, etc. ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.