quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Auto conflito

Ou "o animal de duas mentes".

A meu ver o homem é um animal fadado à angústia e é fadado à angústia porque vive mentalmente em dois universos que se chocam eternamente.
O primeiro universo é a sua mente interna, aquela que é construída juntamente com o seu corpo.
É uma mente caótica porém é a mente que se harmoniza com a natureza, é aquela que da ao homem asas, liberdade, o prazer de não ter limites.  A mente caótica é aquela que torna o "indivíduo" absolutamente pleno, completo porém, é a instância que o torna medonho a si mesmo e essa feiura advém da razão, que a tudo cobra explicação e da consciência, que nasce da insidiosa memória.
Levado pelo medo da verdade sobre si o homem "filtra" o mundo criando um segundo universo que ele chama erroneamente de "realidade".
A palavra realidade nos remete a idéia de algo sólido, afirmado na sua irrefutável existência, posto sobre bases sólidas e inalteráveis, algo que é comum a todos.  É óbvio que a realidade, como conceituada acima, é uma absurda utopia ja que, cada pessoa cria a sua própria realidade baseada nas suas experiências.
Portanto o homem sofre o dilema das três verdades, a saber :
A verdade sobre si ditada pela sua mente caótica;
A verdade sobre si ditada pela realidade que o homem cria;
A verdade sobre si impostas cruelmente pelas realidades do outro.
Outro aspecto trágico é que, nos relacionamentos, ha a tendência de as  realidades de cada indivíduo absorverem ou serem absorvidas pela realidade do outro num jogo de dominação que não deve terminar sob pena da desvalorização das relações.
Relacionar-se com o outro é um eterno jogo. Uma vitalícia competição onde a felicidade depende da continuidade das contendas.  Uma competição que não admite vencedores pois quando alguém vence o jogo perde o sentido de existência e o outro perde o sentido da permanência.
Este é o homem.
Um animal condenado a existir a partir da competição com o outro.
Um animal cuja identidade está sempre em mãos alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.