sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Instinto x arte "A teoria de dois mundos" - 2

Instinto x arte "A teoria de dois mundos" - 2

O homem interfere na natureza e perdeu a capacidade de perceber essa interferência.  Este "desligamento" traz a ilusão de apenas um mundo onde a natureza é apenas um elemento.  O homem ja não se percebe como parte dela, pelo contrário,  hoje o homem exerce a ilusão do papel de desbravador,  aquele que subjuga,  que domina, que usufrui e que destrói.
Desta forma,  iludido, o homem avança no caos do abandono interior e social.

Ha no homem, interiormente e em função do seu distanciamento da natureza, uma imperceptível porem premente insegurança.  Um mau estar constante que ele nem percebe como mau estar mas que o move.
Um espinho na carne que o impele a uma infinita procura cujo objeto é ambíguo.  Algo pouco definido que ele chama de felicidade ou paz ou um sem número de sinônimos.

Socialmente somam-se as angústias de todos os membros de um grupo amplificando-as gerando o ambiente propício à doença social que agrava as angústias do indivíduo gerando um ciclo vicioso cuja face se volta para o colapso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.