sábado, 24 de janeiro de 2015

Instinto x arte. "Os dois mundos e as relações humanas" - 1

        Instinto x arte
Os dois mundos e às relações afetivas humanas. - 1

Nas relações humanas afetivas o conflito entre mundo instintivo e mundo artificial leva ao progressivo "esfriamento" da relação e a desvalorização do outro.

No início de uma nova relação ha a implementação de um modelo artificial visando a atração do outro.
Este fato se da por dois motores a saber:
A esperança da satisfação das próprias carências a partir do outro ( o marido ideal, o melhor amigo, etc. );
O mistério do outro ou seja, aquilo que ainda não é conhecido do outro alimentado pelo desejo de "novidades" característico do mundo artificial.
Este desejo insaciável pela novidade nasce da "eterna busca" característica da, também eterna, insatisfação das necessidades próprias do homem gerada pela cultura.

Mas, após estabelecidas as relações e definidos os papéis e valores de cada um deixa-se de lado os "cuidados artificiais" e abandona-se a relação aos ventos instintivos. 

A natureza cuida de indivíduos visando os grupos. Desta forma, ao assumir as rédeas da relação passa a cuidar separadamente  de cada um dos parceiros que, ao se abandonarem aos cuidados da natureza passam a ter consciência. das próprias necessidades. Assim sendo eles se "individualizam" dentro da relação criando o "potencial abandono do outro", elemento que será o gerador das responsabilidades impostas ao outro pela dor do parceiro.

Os relacionamentos, desta forma,  tendem a esterilidade ou ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola. Obrigado por ler e comentar. A arte é a expressão das angustias humanas e este blog é um espaço de reflexões e, com a sua participação caro leitor (a), um espaço para o debate filosófico existencialista. Peço a você que comente criticamente, expresse a sua opinião, recomende o blog e, para pareceres de foro intimo ou pessoal utilize o meu email. Um grande e poético abraço.